23.9.11

História e Significado do Bindi

“A beleza de uma mulher é multiplicada 1.000 vezes quando usa um bindi.”
-Provérbio Hindu

Você consegue imaginar porquê as mulheres na Índia usam um pontinho vermelho na testa?
Muitas pessoas pensam que este pequeno ponto vermelho tem a ver com o sistema de castas da Índia.
Esta idéia passa longe da realidade. O bindi, como é chamado, é parte da herança e cultura deste vasto país.
A palavra é derivada do sânscrito “bindu”, que significa “gota” na filosofia ou “ponto do anusvâra” na gramática dêvanágari segundo o Léxico de Filosofia Hindu de Francisco Kastberger.
Um dos motivos de se utilizar o bindi é a conotação religiosa ou social. Em toda a Índia, muitos acreditam representar o ájnã chakra ou o chakra frontal no meio da testa. Além disso, este tradicional pontinho vermelho é geralmente feito de um pó de tom avermelhado que pode ser visto em homens e mulheres.

Em seus inúmeros templos hindus espalhados por toda a Índia, é comum que o sacerdote marque as testas de homens, mulheres e crianças, utilizando a ponta do dedo.
O segundo significado é o histórico-cultural, onde representa um símbolo social muito parecido com as famosas tatuagens de henna utilizadas pelas noivas indianas em seus glamourosos casamentos. Antigamente, no norte da Índia, o bindi na cor vermelha era mais usado em mulheres casadas. O vermelho era a cor escolhida pois, supõe-se que a cor traga sorte e prosperidade ao lar. Com o passar do tempo, tornou-se um acessório da moda, sendo encontrado em várias cores e formas em lojas espalhadas por todo o país, sendo exportado para países como o Brasil ou se misturando
a outras culturas na vestimenta das belas dançarinas árabes.
Nas últimas décadas, o bindi vem sendo usado como mais uma peça no vestuário indiano de moças e meninas de todas as idades, agregando charme, beleza e sensualidade à mulher indiana.
Experimente você também!

Fonte:  http://ocaminhodasindias.wordpress.com/2009/01/31/cultura-indiana-historia-e-significado-do-bindi/

9.9.11

Criançada

Domingo Mel pegou uma roupa de Max, se vestiu e disse que era o irmão dele... Muito palhaça essa menina!
 
 
 
 
 

Nosso pequeno leitor, mesmo que a foto tenha ficado desfocada...
 
Posted by Picasa

Arundina

Posted by Picasa

8.9.11

Mais fotos






Posted by Picasa

Brincando de Modelar

 
 
 
 

Isis tava testando umas configurações do Flash... 03/09/2011
Posted by Picasa

Tente mergulhar mais fundo...

Lembre-se: se você não encontra Deus é porque não está fazendo bastante esforço na sua meditação. Se, com um ou dois mergulhos, você não encontra a pérola, não culpe o oceano por isso. Culpe os seus mergulhos, pois você não está mergulhando fundo o bastante. Se mergulhar bem fundo, encontrará a pérola da presença de Deus.

Paramahansa Yogananda