Trinta pessoas são necessárias para fazer a 'ola'
Cerca de trinta pessoas são necessárias para fazer uma "ola" em um estádio durante um jogo de futebol, ou um show de música.
A popular "ola" mexicana, que tornou-se popular durante a Copa do México de 1986, foi estudada pela primeira vez por cientistas da Universidade de Budapeste, na Hungria.
Os pesquisadores avaliaram vídeos de eventos nos quais a "ola" foi realizada e construíram um modelo matemático para descrever o seu processo de criação.
Tamas Vicsek e sua equipe descobriram que é necessário um certo número de pessoas para se construir uma "ola", e que seu formato é geralmente melhor quando as pessoas estão em um grau menor de excitação - ou seja, durantes os intervalos de jogos ou de um show.
Confusão
Os pesquisadores acreditam que estudos semelhantes ao do comportamento da "ola" podem ajudar as autoridades a prever quando uma multidão está prestes a perder o controle, iniciando brigas, por exemplo.
A "ola" é capaz de se espalhar por um estádio quando as pessoas se levantam, em turnos, de seus lugares com os braços levantados para o alto. O ato cria um efeito de movimento entre as arquibancadas.
Em seu estudo sobre as ondas mexicanas, Vicsek e sua equipe tomaram emprestado e adaptaram modelos matemáticos já usados para mapear incêndios em florestas e batimentos cardíacos.
Um total de 14 "olas" em estádios, contendo cerca de 50 mil pessoas, foram avaliadas.
Foi descoberto que são necessárias entre 25 e 35 pessoas para fazer uma boa "ola" se espalhar pelos locais.
"Assim, ela adquire uma forma estável e quase linear", disse Vicsek, cujo trabalho foi publicado na edição desta quinta-feira da revista científica Nature.
A pesquisa também descobriu que a "ola" geralmente "corre" no sentindo horário pelo estádio e tipicamente se movimenta a uma velocidade de 12 metros (ou 20 assentos) por segundo. A espessura da "ola" é de geralmente 12 metros, ou 15 assentos.
[Esse povo num tem mais nada pra pesquisar não? Invés de estudar uma besteira dessas porque num vão ajudar a dar comida a alguém...]
Nenhum comentário:
Postar um comentário