Estátua de Zumbi dos Palmares é pichada com suástica no Rio
19/11/02 - 17:58
RIO DE JANEIRO (Reuters) - Na véspera do Dia da Consciência Negra, popularmente conhecido como feriado de Zumbi dos Palmares, uma estátua com o busto do líder negro amanheceu pichada com uma suástica nazista, no centro do Rio de Janeiro, nesta terça-feira, informou a Guarda Municipal.
Testemunhas contaram ter visto duas pessoas pichando a suástica na estátua com tinta branca, segundo a assessoria da Guarda Municipal. Após a pichação, elas teriam fugido a pé.
Essa não é a primeira vez que a estátua de Zumbi é vandalizada e, desde que o feriado municipal foi instituído, no ano 2000, a prática se tornou constante.
Este ano, por determinação da governadora Benedita da Silva, o feriado, que vigorava apenas na capital fluminense, passou a ser estadual.
A assessoria da Guarda Municipal informou que funcionários da Fundação Parques e Jardins providenciaram a limpeza da estátua e na quarta-feira guardas da corporação reforçarão a vigilância na avenida Presidente Vargas, onde ocorreu o incidente.
"Estou revoltado. Isso acontece constantemente. Isso é puro racismo e preconceito", afirmou Aderbal Ochogun, coordenador de uma organização não-governamental que defende os interesses dos negros no país.
"É um desrespeito com o negro, que é responsável por boa parte da história do país e que é maioria no Brasil", afirmou.
Ele disse que a organização pretende enviar um documento pedindo que a governadora tome providências a fim de que o fato não se repita e, se possível, solicitando até uma vigilância permanente no local.
Já o vereador Edson Santos (PT), autor do projeto de lei que criou o feriado, disse ter ficado aborrecido com a pichação, considerada por ele um desrespeito e uma provocação.
"Isso não afeta o nosso orgulho de ser negro. Somos negros com muito orgulho. Foi um ato de vandalismo de pessoas inconscientes", afirmou.
[Que absurdo!! Odeio preconceito!! Isso é uma falta de respeito com todos os brasileiros, pois somos todos negros, todos temos sangue miscigenado! Somos todos iguais!]
Nenhum comentário:
Postar um comentário