25.1.11
2º Chakra - Umbilical ou Sexual (Svadhisthana) – Chakra Esplênico
O segundo chakra também chamado esplênico, sacro ou do baço, é responsável pela energização geral do organismo, e por ele penetram as energias cósmicas mais sutis, que a seguir são distribuídas pelo corpo. Quando esse chakra é estimulado, propicia uma boa captação energética.
Mantra: VAM
Localização:
Região umbilical (2 cm. abaixo do umbigo), entre o osso púbico e o umbigo - acima dos genitais, também alinhado com a coluna e abre-se para frente.
Faixa de ação:
Dos genitais até abaixo da boca do estômago
Função:
Onde são elaboradas as questões do cotidiano como:desejos, manutenção das espécies, sensualidade, paixão e apegos materiais
Palavra-chave: Cotidiano
Cor: Laranja, a cor interior das águas.
Elemento: Água.
Símbolo:
Lótus de 6 pétalas
Principio básico:
Reprodução criativa do ser
Função dos sentidos:
Paladar
Glândula correspondente:
Glândulas sexuais- ovário, próstata, testículos.
Hormônios correspondentes:
Estrógeno, Testosterona.
Do ponto de vista anatômico:
Os órgãos associados a esse centro energético são os quadris, ovários, útero, as tubas uterinas, a pélvis a região lombar, os rins a bexiga, o intestino grosso, Tudo que é líquido como o sangue, a linfa, os sucos digestivos, o esperma.
Aspecto:
Relacionados com as necessidades básicas associado à sexualidade e auto-estima, ao poder pessoal e ao poder no Mundo; dá acesso ao corpo emocional em seu nível mais próximo do corpo físico; abriga a nossa criança interior.
As imagens de nossa existência, de vidas passadas e traumas ficam guardadas nesse Chakra. A capacidade de dissipar antigas emoções é também desenvolvida por meio deste chakra - as principais energias fecundantes e acolhedoras que permeiam toda a natureza, parte de um processo de criação continuo, que se expressa em nós mesmos por intermédio na forma de sentimentos e ações criativas, se expressa no plano físico pela ação desintoxicaste e eliminadora dos rins e da bexiga. Já, no nível psíquico é vivenciado através do desprendimento e do livre fluxo dos sentimentos através dos quais estamos prontos a experimentar a vida original e sempre nova.
Vogal:
É ativado pela vogal “o” fechado, como na palavra sono. A vogal “o” liberta um momento circular, desperta a profundeza dos sentimentos levando à totalidade circular nas quais as energias masculinas e femininas alcançam a unidade, um harmonioso e fluente jogo de forças conjuntas.
Cromoterapia:
Laranja, estimulante e renovador. Liberta de padrões emocionais cristalizados, sentimentos de autovalorização,e desperta a alegria do prazer sexual.
Contato com a natureza:
Luar, Água límpida.
Força positiva:
Purificadora levando a fluir
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
que Baço... aonde que o baço eh sexual, reveja o texto... alem do mais o svadhistana... rege o elemento agua... nao o fogo...que eh do manipura.
Postar um comentário