5.2.11

Quem te mantem vivo? Deus ou a comida?

Trecho bastante interessante do livro Autobiografia de um Iogue (algumas explicações: Mukunda é o nome de batismo de Yogananda, Dayananda é um 'mestre' que ele foi morar no erimitério dele, assim que finalizou o segundo grau do colégio):

[...]Dayananda tinha ainda outras palavras para mim:
- Mukunda, vejo que seu pai lhe envia dinheiro regularmente. Devolva o, por favor; você não necessita dele aqui. Uma segunda regra para sua disciplina refere se à comida. Mesmo que sinta fome, não o diga.
Se a privação de alimentos cintilava em meus olhos, não o sei. Que eu estava com fome, sei o perfeitamente. A primeira refeição no eremitério ocorria invariavelmente ao meio dia. Em minha casa, eu fora acostumado a tomar um substancioso lanche às nove da manhã.
As três horas de intervalo tornavam se diariamente mais intermináveis. Passado era o tempo em que, em Calcutá, eu podia repreender a cozinheira por um atraso de dez minutos. Agora eu tentava controlar meu apetite; completei um jejum de vinte e quatro horas. Com deleite redobrado, aguardei o meio dia seguinte.
- O trem de Dayanândají está atrasado; não comeremos antes de sua chegada. Jitendra trouxe me estas notícias desoladoras. Num gesto de amável acolhida ao swâmi, cuja ausência se prolongara por duas semanas, prepararam se muitas iguarias. No ar se difundia um aroma apetitoso; só este me sendo oferecido, que outra coisa poderia eu engolir senão meu orgulho pelo jejum de ontem?
Deus Senhor, apressa o trem! O Provedor Divino, pensei, dificilmente poderia ser incluído na proibição com que Dayananda me silenciara. A atenção de Deus concentrava se, entretanto, em algum outro lugar; o relógio, em andar penoso, cobria as horas. A escuridão descia quando nosso dirigente entrou pela porta. Cumprimentei o com transparente alegria.
- Dayanândají tomará banho e meditará antes de podermos servir a refeição. Jitendra aproximou se de mim outra vez como pássaro de mau agouro.
Eu estava à beira de um colapso. Meu jovem estômago, desabituado à privação, protestava com vigor corrosivo. Imagens que eu vira, de vítimas da fome, repassavam diante de mim como almas penadas.
“O próximo falecimento por inanição em Benares é previsto para este eremitério, e agora mesmo”, pensei. A ameaça condenatória foi sustada às vinte e uma horas. Enfim, soava a convocação para a ambrosia! Em minha memória, permanece nítida aquela refeição noturna, como uma das horas perfeitas de minha vida.
A absorção intensa não me impediu de observar que Dayananda comia, com o espírito ausente. Ele estava, evidentemente, acima de meus prazeres grosseiros.
- Swâmijí, o senhor não tinha fome? Venturosamente saciado, eu me encontrava a sós com o dirigente em sua sala de estudos.
- Oh, sim respondeu ele. Passei os últimos quatro dias sem comer nem beber. Nunca me alimento nos trens, saturados, como estão, de vibrações heterogêneas de gente mundana. Observo rigorosamente as regras shástricas dos monges de minha Ordem. Certos problemas nossos, de organização de nosso trabalho, permanecem em minha mente. Esta noite, negligenciei meu jantar. Por que a pressa? Amanhã tratarei de fazer uma refeição mais completa.
Minha vergonha era tanta que me sufocou. Mas o dia de tortura que eu passara não fora tão facilmente esquecido; arrisquei outro comentário:
- Swâmijí, sinto me embaraçado em seguir suas instruções. Supondo que eu nunca peça e que ninguém me dê comida, morrerei de inanição.
- Pois então morra! - Este conselho alarmante explodiu no ar. - Morra se for preciso, Mukunda! Jamais acredite que você vive pelo poder do alimento e não pelo poder de Deus! Ele, o criador de toda espécie de nutrição, Ele, que conferiu o apetite, providenciará os víveres para Seu devoto. Não pense que é o arroz que o sustenta, nem que o dinheiro ou os homens garantem sua subsistência. Poderiam eles ajudá lo se Deus lhe retirasse o sopro da vida? Eles são apenas instrumentos divinos. É por alguma habilidade sua que a comida digere em seu estômago? Use a espada de seu discernimento, Mukunda! Corte os elos dos agentes intermediários, e perceba a Causa única!
Senti estas incisivas palavras me penetrarem até a medula dos ossos. Desvanecia se uma secular ilusão de que os imperativos do corpo suplantam os da alma. Naquela hora e lugar, saboreei a integral suficiência do Espírito. Em quantas cidades estrangeiras, em minha vida posterior de viagens incessantes, tive ocasião de pôr à prova a serventia desta lição, aprendida num eremitério de Benares!

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