14.1.03

Religião Atenção: Post GIGANTE!

Já que todo mundo anda falando de Religião nos seus blogs (Pedro e Dennis) eu não posso ficar de fora...
Já falei sobre religião aqui algumas vezes...
Eu não vou falar sem me basear nos meninos (se quiserem saber o que eles disseram podem ler lá nos blogs deles), na verdade esse post vai ser meio que um comentário sobre o que os dois escreveram...
Não sou atéia. Acredito em Deus... Não no Deus pregado pela Igreja Católica Apostólica Romana, mas em um Deus meu, meu Deus...
Durante anos e anos de dominação, principalmente na Ideda Média, a Igreja Católica manipulou, chantagiou, enganou, ludribiou e roubou as pessoas... Pobre sempre seria pobre, rico só seria rico, nobre só seria nobre, e para manter essa hierarquia, tinha-se que agradar o clero, os sacerdotes, doar terras boas, dinheiro, entre outros luxos, a religião tinha perdido seu valor, não era uma forma de confortar as pessoas, era um modo de mostrar que podia mais... E Ela matava, Ela roubava, Ela deixava os pobres morrerem de frio, fome, doentes... Para sacudir tudo, surgiu Lutero, que fundou o Luteranismo, um Rei da Inglaterra (Henrique VIII, que queria o divórcio para casar-se na Igreja novamente com outra esposa) com uma Religião semelhante a Católica, a Anglicana, Calvino com o Calvinismo (Religião dos capitalistas) que deu lugar ao protestantismo, que se espalhou pelo mundo... Eu sinto nojo de toda essa hipocrisia dessas religiões...
As religiões orientais para mim são mais o que acredito... E são as que minha mãe mais rejeita... Mas isso não vem ao caso... mas também tem suas falhas, suas contradições...
Não me enquadro em nenhuma religião pelo simples fato de não conhecer todas para poder escolher a que melhor sirva para mim... E por optar por não ter religião desde os 10 anos (depois disso ainda fui obrigada a fazer a primeira eucaristia e comungar algumas vezes) sofro discriminações e falta de respeito até dentro de casa... Minha Mãe não se conforma com isso... Um dia chegou até a chorar perguntando onde ela errou para que os dois filhos tivessem escolhido esse caminho (até parece que somos dois drogados ou dois marginais...), quando ela faz isso eu simplesmente digo: "Mãe, a senhora quer que eu respeite o que a senhora acredita não quer? Então por favor, respeite o que acretido também..." Mas não tem jeito! Ela vive insatisfeita com isso...
Eu acho o seguinte... Se você quer acreditar que o céu é verde de bolinhas roxas, eu respeito, porque é a sua visão das coisas... Cada um ver a vida de um jetio... E a religião, pra mim, nada mais é do que uma coisa onde você pode se sentir em paz... A fé (acreditar em algo, mesmo que seja material) é algo que todos devemos ter para poder lutar na vida, para ter uma vida melhor...
Concordo com Pedro quando ele fala que Deus não é o motivo da vitória ou fracasso de cada pessoa... As pessoas são o que são porque... porque... bem... não sei porque, mas deve existir um porque... Mas não acredito que Deus seja um cara que vai dar mais pra uns que para outros... Na verdade, a única coisa que meu Deus me deu foi a vida, e dela eu farei o meu caminho e minha vida, buscando sempre o melhor pra mim e para os outros, porque de que adianta eu estar muito bem de vida se tem uma multidão em baixo dos meus pés morrendo de fome, de sede, de frio? De que adianta ser rica tirando o que é dos outros, enganando pessoas, puxando tapetes? Essa é a minha religião... Buscar fazer o bem a mim e aos que estão ao meu redor... Sei que não vou sanar a fome de todos, sei que não vou dar um lar para todos, mas tenho certeza que ajudando alguns já estarei me ajudando muito mais, estarei pelo menos salvando alguns de uma vida tão miserável...
Não acredito em pecados... Nasci numa família Católica, como boa parte dos brasileiros, fui batizada, depois me colocaram num colégio religioso durante 8 anos... Tive que suportar as freiras me maltratando, nem todas as freiras são más... Mas a grande maioria (pelo menos daquele colégio) são pessoas cheias de armaguras, rancor, não gostam de crianças, não têm paciência... Como uma pessoa assim pode pregar que você deve ser doce, paciente, ter bons pensamentos enquanto elas apertam seus braços, puxam suas orelhas e tudo com muita técnica para não deixar marcas... Talvez a minha "raiva" ao catolicismo venha desses fatos que vivi... Para mim o único pecado é fazer o mal a alguém...
Quando tinha 8 anos participei de um retiro... Mais parecido com uma colônia de férias.. foi legal porque conheci muitas crianças da minha idade (o que era raro, eu cresci no meio de adultos), brinquei muito, tinha muito verde para a gente curtir... Mas eu detestava as missas, rezar na hora das refeições ou na hora de durmir... Eu queria era brincar!
Não acredito que rezar vai me fazer ficar mais feliz, mais aliviada... Apesar de gostar muito de conversar com meu anjo... Sim, eu converso muito com ele, e me sinto bem... Mas não uso Aves Marias, Pais Nossos, ou Salves Rainhas... Simplesmente falo o que tou sentindo e peço que ele me ilumine e me ajude a não sofrer... Ele é como um amigo, conselheiro, alguém em quem confio e sempre me ajuda...
Pra mim o diabo não existe... quer dizer existe... somos nós... Ninguém pode fazer mais mal a você do que você mesmo...
Não existe inferno, nem "céu"! Não sei o que acontece depois dessa vida... Mas seja o que for, não acredito que seja uma coisa ruim... A vida aqui pode ser muito boa, para nós com certeza é muito boa, sendo o céu... Ou pode ser a pior possível, sendo um inferno... Nós reclamamos muito da nossa vida... Muitas vezes eu parei para refletir, e percebi que a maioria dos meus problemas eram coisas muito bobas, e quase todos eu tinha criado para ter motivo para reclamar...
Sabem quem é Jesus para mim? Uma pessoa normal, como qualquer outra... Um líder, como Lula... Uma pessoa que conseguiu trazer esperança para um povo desacreditado... Meu pai quem começou há alguns anos com a comparação de Lula a Jesus... Mas é verdade... Ele movia multidões, Lula faz o mesmo... Existia fanatismo da mesma forma, e também existiam os que não gostavam dele, não acreditavam nele... Sobre os milagres citados na Bíblia só tenho uma coisa a dizer... A Bíblia é um livro, um livro que conta uma história, assim como Senhor dos Aneis, o autor/autores pode dizer o que quiser, a Bíblia não passa de um livro de contos, cheio de fantasias, de onde se deve tirar uma lição, se assim desejar, ou simplesmente ignorar, mas também existem as pessoas que acreditam piamente que aquele livro fala o que realmente aconteceu há dois, três mil de anos atrás, não vou dizer que elas estão erradas, pois para mim não existe certo e errado assim... o certo é fazer o que você acha certo, e o errado é fazer mal aos outros, sejam pessoas ou animais...
Mas, imaginem alguém super fanático pela sua religião, que acredita que a Bíblia diz isso, isso e isso... E derrepente a pessoa aprende a ler em outra língua e vai ler a Bíblia naquela língua, e descobre que existem muitos pontos diferentes... E mais ainda... Ela aprende a ler hebraico arcaico, e vê que a Bíblia sofreu tantas modificações que nem parece com aquela Bíblia... E aí? Para onde vai tudo que aquela pessoa acredita?

Nenhum comentário: