24.11.03

Estava, ainda há pouco, assistindo Alta Freqüencia, um filme que basicamente conta a história de um pai e um filho que conseguem (em tempos diferentes) se falar e mudar as coisas...
Bem... não vem ao caso...
Meu pai tava assistindo comigo... determinado momento ele disse:
- Era bom que a gente pudesse avisar as pessoas o que iria acontecer de ruim para que aquilo nunca acontecesse... Tem tanta coisa que eu faria diferente se soubesse...
Eu imagino o quanto meu pai se arrepende das coisas... Mas... algumas delas ele poderia ter pensado antes de fazer...
Principalmente no tocante a família dele...
Não vou falar tudo aqui... mas... basicamente... meu pai se arrepende de ter saido de casa brigado com mãe aos 12 anos e só retornou lá quando ela já estava morrendo...
É isso mesmo, meu pai foi tentar a vida sozinho aos 12 anos... a vida dele não foi fácil... e ele faz de tudo para que eu e meu irmão não saibamos o que ele passou, especialmente passar pelo o que ele passou... tanto meu pai quanto a minha mãe nasceram em berço de ouro e perderam tudo antes dos 10 anos de idade... a diferença é que meu pai foi tentar a vida sozinho, enquanto a família da minha mãe se mudou... os dois foram morar na mesma cidade na mesma época para tentar mudar a vida...
E enquanto a minha mãe estudava num colégio pago e andava de nariz empinado, meu pai trabalhava como ajudante de padeiro e a paquerava... depois minha mãe foi estudar na mesma escola que ele (estadual) e eles começaram a namorar...
Nada na vida deles foi fácil... nada caiu do céu... tiveram que lutar muito para conseguir dar tudo que deram a gente...
Mas meu pai esqueceu da família dele, que ficou no interior... Esqueceu de visitar a mãe... quando ela mais precisou dele, ele não tava lá... E ele sente muito isso...
No dia que minha avó paterna faleceu, minha mãe já estava casada com meu pai, e eles foram para o interior, e ela morreu segurando na mão da minha mãe...
Meu pai ficou tão sentido com isso que cuidou da minha avó materna como se fosse a mãe dele, ele fez tudo que não fez pela mãe...
Eu sei que uma das coisas que meu pai gostaria de ter feito diferente na vida é isso... lógico que tem outras... muitas outras...
Mas eu acredito que tudo que acontece tem uma razão...
Por exemplo...
Minha mãe engravidou 7 vezes... Meu irmão foi o primeiro filho... logo depois (1 ano e meio depois) ela engravidou (não sei qual foi a ordem dessas coisas) e perdeu o nenem seguinte (o segundo filho) com 6 meses de gravidez por incompetência médica (ela entrou em trabalho de parto, a bolsa estourou de manhã e a médica tava numa festinha de aniversário... só chegou no hospital a noitinha, e não podiam fazer o parto dela porque ela estava com febre alta - não podiam cortar se não ela pegaria tétano - e o parto foi forçado... poucos minutos antes da médica chegar o plantonista conseguiu tirar o bebê de dentro, ainda vivo, mas com sérios problemas cardíacos, pelos menos salvou minha mãe...)... depois ela teve apendicite e uma das trompas foi razurada porque o apêndice extrangulou...
Então ela engravidava e perdia antes de completar 4 meses... isso ela tinha meu irmão já... Daniel... que nasceu em 1972...
Em outubro de 1981 ela engravidou pela sétima e última vez... e sem poder engravidar... ela já tinha problemas de saúde demais, ia fazer uma cirurgia para retirar um mioma do útero em dezembro/janeiro... quando descobriu através de uma ultrasom para localizar o mioma que o mioma havia sumido e que ela estava esperando um novo bebê... Todos disseram para ela abortar, pois a vida dela estava em risco... mas ela não fez isso... disse que era a sua última chance de ser mãe mais uma vez, e nem que ela morresse tentando, ela ia ter esse filho... e teve... a filha que vos fala agora...
Bem... para muitos pode parecer apenas uma historinha bonita... mas eu me emociono e agradeço a ela por ter feito tudo isso... e de certa forma entendo que... se não fossem os outros terem morrido, eu não teria nascido... e assim é a vida... todos os seus passos irão fazer algo no futuro... bom ou não... quem vai dizer isso é você pelos seus atos...

Nenhum comentário: