16.12.01

Imagine a cena: você vai ao Salão de Beleza, querendo fazer uma mudança no visual para uma pessoa especial na sua vida. Chegando lá pede tratamento completo, e começa a lavação com shampoo A contra queda de cabelos, shampoo B para realçar os cachos, shampoo C contra a calvície, mais uma tintura terrível que queima o couro cabeludo, uma hora de secador e escova, escova, escova, até o couro cabeludo ficar vermelho. Você olha no espelho e já imagina a cara da pessoa amada quando te ver. A cara não, você já imagina tudo, a cara, a reação, o beijo apaixonado e depois...hum...o depois é a melhor parte do seu "sonho".
Você vai para o encontro com a pessoa amada sem mexer o pescoço, sem deixar o vento bater no penteado, só imaginando a surpresa. Então a pessoa amada chega, teve um dia de cão, bateu o carro pela manhã, brigou com o chefe antes do almoço, comeu um sanduíche que fez mal ao estomâgo e o transformou num rei (sentou no trono do banheiro a tarde inteira) , chega com cara amassada, olheiras e da um beijinho "murcho" no rosto, e o que é pior nem notou o seu cabelo artisticamente decorado. Pronto, sua cara caiu, seu dia foi pro espaço, tantas horas no Salão e a pessoa nem notou, que cara de pau, você fez tudo para agradar essa pessoa, horas de sacrifício, pagou o tratamento em 3 cheques voadores que já te dão frio na barriga pensando em cobri-los, tudo para o seu amor e nada!!!.
Então acontece a desgraça, você roda a baiana, chama a pessoa de insensível, de monstro cruel, e outras palavras e sua noite, a semana foi pro espaço. Uma semana de bico, sem papo, sem conversa e muita "raiva cruel".
Do outro lado da cidade, Dona Cida, uma mãe maravilhosa prepara uma ceia com muitos pratos, bolos diferentes para cada um dos três filhos, o doce de goiaba mole que o marido tanto gosta, o brigadeiro que o netinho do meio adora. Dona Cida não se cansa, faz tudo com muito amor e já pensa na casa cheia, os netos correndo, os filhos chegando amorosos com suas esposas (essa parte das esposas não é muito agradável para ela, mas tudo bem, faz parte rss).
Na semana passada ela ficou umas cinco horas naquela famosa rua dos presentes, com um calor terrível, escolhendo o presente de cada um dos filhos, noras e netos, as pernas doeram, mas vai valer a pena, ela já até vê a cena de abertura dos presentes. É véspera de Natal, ta tudo pronto para a festa, os filhos devem começar a chegar, as 16:00 horas o filho caçula liga para desejar feliz natal, ele está em Nova York com a mulher e os filhos, ele coloca o filho no telefone: Oi vovó..., depois a filhinha: Oi vovó...Depois um simples tchau, feliz Natal.... Pronto, sua noite está arrasada, ela preparou tudo com tanto carinho, fez tudo para agradar os filhos e justo o seu xodózinho, o seu caçulinha (de 39 anos, diga-se de passagem), não vai vir, não é justo com ela...
Nos dois casos acima, você percebeu o erro que foi cometido pelas personagens? Vou dar 3 segundos para você responder...1...2...3, pronto! Se você não descobriu é porque ainda ta fazendo muito disso, ou seja esta sonhando o sonho dos outros, esta criando "ilusões", fantasias que só são reais na sua cabeça. Cada pessoa é um ser humano único tem seus próprios gostos, e maneiras de reagir a determinadas situações. Quantas vezes você assiste um filme e chora que nem um condenado, o seu colega vai assistir e morre de rir. Ele é maluco? Claro que não, é só uma maneira de interpretar diferente da sua visão.
Não crie ilusões a respeito de outras pessoas, as vezes a pessoa quer até tentar fazer o que você quer, mas não consegue, não é possível para ela reagir da maneira que você espera. As vezes você acha que a pessoa não é carinhosa, não gosta "tanto de você" porque não faz um carinho da maneira que você espera, quando na verdade simplesmente não é a maneira da pessoa se exprimir.
Quando você cria ilusões a respeito das pessoas, cria expectativas que só existem na sua cabeça, acaba comprando uma briga com a "verdade", pois a verdade passa a ser um choque para você. Quando cai a máscara, quando você acorda, a coisa pode te abalar de tal maneira que sua auto estima começa a cair, vai minando e por fim chega a tal da depressão.
Faça as coisas pensando primeiro em você , na sua satisfação, quando quiser fazer uma surpresa, faça uma surpresa até para você mesmo, não crie expectativas, ou crie diversas, incluindo uma negativa para que você não seja surpreendido com a verdade.

PS. Por mais que você conheça a pessoa, não se esqueça que temos momentos diferentes, sob a alegria somos uns, sob pressão da dor somos capazes de tanta coisa que até Deus dúvida.

Paulo Roberto Gaefke

Nenhum comentário: