28.12.02

As Duas Torres tem mais sangue e ação

Os aventureiros baixinhos, simpáticos e de pés peludos de O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel serão vistos outra vez na continuação As Duas Torres, que tem duas vezes mais ação do que um filme de kung fu visto em fast forward.
Mas esta sequência do enorme sucesso de bilheteria do ano passado não é nenhum passeio alegre pelos campos e florestas da Terra Média.
Em lugar disso, o diretor Peter Jackson criou um filme muito mais sombrio e sangrento do que o primeiro da trilogia, premiado com quatro Oscar.
O segundo Senhor dos Anéis, que estréia nos Estados Unidos em 18 de dezembro e no Brasil dia 27, será exibido em mais de 10 mil cinemas em todo o mundo, dos quais 6.500 só nos EUA, de acordo com o estúdio New Line Cinema.
A New Line é subsidiária da AOL Time Warner, que controla a Warner Bros Pictures, responsável por Harry Potter e a Câmara Secreta.
As Duas Torres é a segunda parte da trilogia que chegará ao fim em dezembro de 2003, com O Retorno do Rei.
Retomando a tentativa de derrotar o malévolo Sauron e destruir seu anel de poder, vemos novamente o hobbit Frodo (Elijah Wood), seu criado Sam (Sean Astin), seus dois amigos hobbits Merry (Dominic Monaghan) e Pippin (Billy Boyd), Aragorn (Viggo Mortensen), o mago Gandalf (Ian McKellen), o anão Gimli (John Rhys-Davies) e o elfo Legolas (Orlando Bloom).
Contra eles se opõem milhares de malignos orcs (criaturas horrendas que lembram goblins) liderados pelo mago traidor Saruman (Christopher Lee), decididos a eliminar a humanidade.
O filme também introduz novos personagens gerados por computador, incluindo Barbárvore, o Ent, e um ser estranho, Gollum (dublado por Andy Serkis) - que é tão convincente com criatura real que o próprio diretor Peter Jackson ficou espantado quando o viu pela primeira vez.

BATALHAS INTENSAS
A parte mais importante do filme é uma cena de batalha tão intensa que levou alguns críticos a recuar quando a viram em Nova York. Jackson não pede desculpas pela violência assustadora da batalha de Helm's Deep, na qual milhares de orcs, lançando uivos lancinantes, atacam os homens encurralados numa fortaleza nas montanhas.
"Uma batalha é uma batalha", disse o diretor. "Acho que é preciso mostrar seu impacto visceral".
As Duas Torres também é o capítulo do meio da grande saga de J.R.R. Tolkien, na qual o destino da humanidade está em jogo e a pressão inexorável sobre os personagens principais aumenta cada vez mais.
"O objetivo do capítulo central da trilogia é fazer você sair de lá achando que os companheiros da sociedade do anel jamais vão conseguir realizar seu intento", disse ele.
Como A Sociedade do Anel, As Duas Torres é repleto de paisagens belíssimas da Nova Zelândia, terra natal de Peter Jackson, e de efeitos especiais espantosos.
As Duas Torres começa onde A Sociedade do Anel terminou, com Sam e Frodo andando pelas terras ermas de Emyn Muil. Mas o filme passa muito pouco tempo recapitulando a história em benefício das pessoas que podem não saber diferenciar um hobbit de um duende.
"Recapitular o que aconteceu no primeiro episódio é uma coisa muito típica da televisão", disse Jackson. "Pensei em quantas pessoas poderiam assistir ao segundo filme e que não viram o primeiro. Acho que muito poucas. Resolvi fazê-lo voltado para pessoas que viram o primeiro".
A Sociedade do Anel arrecadou 860 milhões de dólares de bilheteria mundial, tornando-se o quinto maior filme de todos os tempos em termos de vendas mundiais de ingressos.

PROCESSO TRABALHOSO
Jackson e sua equipe de mais de 2.400 atores, desenhistas e gênios dos efeitos especiais passaram 15 meses rodando os três filmes de uma só vez na Nova Zelândia. Os três custaram cerca de 300 milhões de dólares.
No ano passado, A Sociedade do Anel disputou a primazia nas bilheterias com Harry Potter e a Pedra Filosofal, o primeiro filme da franquia Harry Potter, que já arrecadou mais de 966 milhões de dólares, perdendo apenas para Titanic.
Quando O Senhor dos Anéis - As Duas Torres estrear, na quarta-feira, é provável que volte a bater de frente com Harry Potter na disputa pelo público que aprecia histórias de bruxaria e espadas. O longa-metragem de Jackson, no entanto, é violento e assustador demais para crianças pequenas.
O novo Harry Potter e o filme mais recente da franquia James Bond, 007 - Um Novo Dia para Morrer, disputam a liderança das bilheterias há algumas semanas. Em 8 de dezembro, Harry Potter e a Câmara Secreta já tinha arrecadado quase 214 milhões de dólares, enquanto Um Novo Dia para Morrer tinha acumulado 120 milhões.
Apesar dos efeitos especiais, As Duas Torres se mantém fiel aos temas originais de Tolkien, o que deve agradar aos milhões de fãs devotos do livro que é visto por muitos como o mais importante do século 20.
De acordo com Peter Jackson, a melhor das três partes da trilogia é a última, O Retorno do Rei, cuja pós-produção ele está começando a fazer.
"Já vi uma versão bastante provisória do filme, e é meu favorito entre os três", disse Jackson.

Nenhum comentário: