26.7.03

Dia das Avós

Não tenho mais avós...
Por isso adoto as avós dos outros...
Hoje quero parabenizar todas as vovós pelo seu dia...
Adoro vovós, elas são, geralmente, mais compreensivas que as mamães e deixam a gente cheia de mimos... Sempre têm algo a nos ensinar, nos aconcelhar e sempre tem um tempinho pra dar carinho e atenção especial para cada neto...
Dizem que avós são segundas mães... Conheço algumas que são mais que isso!
Quando nasci, só tinha uma avó... Vovó Regina... Mãe da minha mãe, que morou conosco até o dia de sua morte... Quando ela morreu eu tinha 14 anos...
A mãe do meu pai, Vovó Gersina, morreu antes mesmo do meu irmão nascer... Ela nasceu em 1893... E meu avô parteno nasceu em 1894... O avô materno também era do século retrasado... 1896...
Apenas vovó Regina que era do mesmo século que eu, ela nasceu em 1916 e faleceu em 1996, faltando 15 para completar 80 anos de vida...
Apesar de ter minhas briguinhas com ela, eu a amava muito... Adorava conversar com ela... Ela me contar as histórias que viveu... O grande amor da vida dela... Um tal de Caetaninho... Que ela nunca pôde namorar... E por isso ela escolheu uma coisa: nunca beijar homem nenhum na boca... Ela teve 8 filhos com meu avô, e nunca deu nem um selinho... Ela dizia que tinha nojo... Que era seboso... Morreu VDB!
Eu era muito apegada a ela... Depois que ela morreu, nunca chorei sua morte... Me mantive serena e feliz... Sabia que o que ela mais desejava era morrer... Ela não suportava viver como ela estava vivendo... Ela tinha depressão, e foi se entregando... Até chegar ao ponto de não movimentar nenhum membro, nem conseguia limpar o próprio nariz... Começou a não querer falar... Não sorria, nem chorava, apenas respirava... Nos seus últimos meses de vida, nem o olhar mudava... parecia que não estava mais aqui... Por conta da depressão, o organismo dela ficou muito debilitado, nisso pegou uma gripe que em pouco tempo (coisa de menos de uma semana) levou ela a falecer...
Eu não quis ir vê-la no hospital (ela passou 1 dia hospitalizada antes de morrer), eu sabia que iria vê-la entubada, não ia ouvir a voz dela, nem poder brincar com as veias da mão dela, pois estariam furadas, não sentiria ela me fazer um carinho... Então coloquei na minha mente a imagem dela feliz, brincando comigo, rindo aquela risada frouxa que chega a mexer a barriga até doer... Era assim, antes dela se entregar... Ela adorava chocolate e coca cola... Se a queria ver feliz era só trazer uma caixa de chocolate... Ou mesmo a chamar para jogar baralho...
Lembro que uma de nossas brigas durou um ano... Eu passei um ano sem falar com ela... Voltei a falar no Natal... Fui pedir a benção na hora da ceia... Ela chorou de tanta alegria...
Ela dizia que eu era a neta que ela mais amava... Eu era a mais presente, que mesmo brigando sempre era a que mais dava atenção e gostava de conversar...
Nossa, quantas vezes meus pais dando festas aqui e eu preferia ficar sentada ao lado de vovó do que brincando com as crianças da minha idade...
Minha avó não tinha muita experiência de vida... Sempre foi muito dona de casa, senhora do seu marido... Mas quando era mais nova era bem revoltada com tudo, sempre gostou de "inventar coisas"... Não gostava que a obrigassem a fazer as coisas... Era uma mulher a frente do seu tempo... Depois que casou, acomodou-se, disse que não pudia mais ser revoltada... Agora ela era mãe, e tinha que ter pulso firme... E nem tinha... era uma manteiga derretida na maioria das vezes... Mas às vezes era muito severa... Mas tinha que ser... Imagine 7 filhos seus, fora os que ela criou sem ser filhos...
Ah, ela sofreu muito no começo do casamento... Perdeu a primeira filha... Maria Cândida (eu acho)... Sempre me disseram que ela era muito doente, e que o médico disse para ela não sair do quarto, mas ela foi desobedecer, sair pela janela, e caiu... Na queda faleceu... Mas eu desconfio que essa história era para eu não desobedecer... Ela parece ter morrido devido a doença que tinha... Alguma coisa no coração... Com menos de 5 anos de idade...
Minha avó teve 7 filhos... entre eles a diferença é de menos de 2 anos... Creio que ela tenha decidido isso por medo de perder mais filhos, e aí tinha logo um montão porque se perdesse um, não ficava sem... Sei lá...
Bem... Vou parar por aqui... Porque se for pra ficar falando da vida de vovó vou passar o resto do ano escrevendo...
E deixo mais uma vez, um beijão bem gostoso e um abraço bem apertado em todas as avós do mundo! Parabéns! Vocês merecem tudo de bom! Admiro muito vocês!

***

O Dia da Vovó ou dos Avós é uma daquelas datas que geram polêmica por conta das críticas dos que só vêem o lado comercial da comemoração. Mas ela é muito mais que isso. O papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes. Esse dia foi escolhido para a comemoração por causa dos nazarenos Ana e Joaquim, pais de Maria, mãe de Jesus. Apesar da idade avançada do casal, eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada. Santa Ana é a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos.
[Elefante]

Nenhum comentário: