14.7.03

'Vazamento' de patinhos de borracha se aproxima da costa da Nova Inglaterra
GloboNews.com

BOSTON, EUA - Uma maré de patinhos e outros brinquedos de borracha está para alcançar a qualquer momento a costa da Nova Inglaterra, encerrando uma jornada de mais de uma década por três oceanos. Os patinhos, sapinhos, tartarugas e esquilos 'vazaram' de um navio de carga que viajava da China para Seattle, nos EUA, em 1992. Vinte e nove mil caíram no mar.
Segundo um cientista que acompanhou toda a jornada, os brinquedos deram informações preciosas sobre correntes de superfície. Ambientalistas, porém, chamam atenção para outra lição: a do risco do tráfego de navios com pilhas cada vez mais altas de contêineres e sem a segurança necessária. Por ano, 10 mil contêineres caem no mar. Em um terço dos casos, a carga não é inofensiva como patinhos de borracha.
- Quando o lixo cai no mar, não desaparece. Apenas se desloca - disse o oceanógrafo aposentado Curtis Ebbesmeyer, que monitorou a viagem dos brinquedos.
Os patinhos de borracha viajaram pelo Pacífico, alcançaram o Mar de Bering, atravessaram o estreito que separa Ásia e América em 1995, entraram no Oceano Atlântico, passa perto da Islândia em 2000 e, em 2001, cruzaram a área onde o Titanic afundou.
Muitos dispersaram-se ao longo do caminho, mas um grande número deve estar alcançando a Nova Inglaterra brevemente.

Nenhum comentário: