24.3.03

Chicago é o grande vencedor com seis prêmios
Por Thiago Marinho
Especial para o Pernambuco

Na noite deste domingo (23), aconteceu a 75º edição do Oscar, no Kodak Theatre, em Los Angeles. Neste ano, por causa dos conflitos bélicos americanos, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood promoveu uma cerimônia mais sóbria. O anfitrião foi Steve Martin e, no final da festa, ficaram alguns comentários maldosos e poucos protestos em favor da paz.
O maior ganhador da noite foi o filme Chicago, com seis estatuetas - incluindo Montagem, Atriz Coadjuvante (Catherine Zeta-Jones) e Melhor Filme. Além dele, O Pianista conquistou três prêmios - incluindo Melhor Ator (Adrien Brody) e Melhor Diretor (para Roman Polanski). O grande azarado deste ano foi o filme Gangues de Nova York, de Martin Scorcese, que concorria para 10 indicações e não levou nenhum Oscar.
Ainda na festa, alguns representantes estrangeiros arriscaram falar sobre os conflitos entre os Estados Unidos e o Oriente Médio. O ator mexicano Gael García Bernal foi o primeiro, dizendo-se contra a guerra. Além dele, o vencedor de melhor documentário, Michael Moore (Jogando Boliche por Columbine) fez um discurso contra o confronto bélico e foi vaiado por alguns da platéia. "Vivemos em uma época de ficção" e "seu tempo acabou senhor Bush", foram as palavras gritadas por Moore, enquanto a orquestra da festa tentava abafar os comentários. O diretor espanhol Pedro Almodóvar (Fale Com Ela) também usou seu tempo para dedicar o troféu, de Melhor Roteiro Adaptado, para a paz, os direitos humanos e a democracia.
Durante as tradicionais apresentações das canções concorrentes ao Oscar, o cantor Caetano Veloso foi bastante aplaudido com a música Burn It Blue, do filme Frida, que ganhou Maquiagem e Trilha Sonora. Porém, o prêmio de Melhor Canção foi para Lose Yourself (8 Mile - Rua das Ilusões) - interpretada pelo rapper americano Eminem, que não compareceu a cerimônia.
Uma das maiores surpresas da noite foi o prêmio de Melhor Ator para Adrien Brody (O Pianista). O artista interpretou Wladyslaw Szpilman - pianista judeu que viveu em Varsóvia, na Polônia, durante a Segunda Guerra Mundial. Nicole Kidman levou a estatueta de Melhor Atriz e a única do filme As Horas, que concorria a nove indicações.

Confira a lista completa dos vencedores:
Melhor Filme de Animação - A Viagem de Chihiro
Melhor Efeitos Visuais - Senhor dos Anéis: As Duas Torres
Melhor Ator Coadjuvante - Chris Cooper, por Adaptation
Melhor Direção de Arte - Chicago
Melhor Curta de Animação - The Chubbchubbs
Melhor Curta - Thic Charming Man (Der er en Yndig Mand)
Melhor Figurino - Chicago
Melhor Maquiagem - Frida
Melhor Atriz Coadjuvante - Catherine Zeta-Jones, por Chicago
Melhor Trilha Sonora - Elliot Goldenthal, por Frida
Melhor Filme Estrangeiro - Nowhere in África (Alemanha)
Melhor Som - Chicago
Melhor Edição de Som - Senhor dos Anéis: As Duas Torres
Melhor Documentário - Jogando Boliche por Columbine, de Michael Moore
Melhor Documentário de Curta - Twin Towers
Melhor Fotografia - Estrada para Perdição
Melhor Montagem - Chicago
Melhor Ator - Adrien Brody (O Pianista)
Melhor Canção - Lose Yourself (8 Mile - Rua das Ilusões), por Eminem
Melhor Atriz - Nicole Kidman (As Horas)
Melhor Roteiro Adaptado - O Pianista
Melhor Roteiro - Pedro Almodóvar (Fale Com Ela)
Melhor Diretor - Roman Polanski (O Pianista)
Melhor Filme - Chicago

Nenhum comentário: