21.3.03

Minha Opinião

Muita gente entrou aqui durante essa semana esperando ler a minha opinião sobre a guerra. Bem, eu não quis falar nada sobre a minha opinião até ouvir algumas opiniões, dentre elas de um professor, não que ele seja o dono da verdade, mas acho que tinha razão em esperar a opinião dele, pois mudou muita coisa da minha...
Vamos a minha análise disso tudo que está acontecendo.
É óbvio que eu acho Bush um perfeito imbecil, jumento, idiota e maluco.
É óbvio que Saddam também não é peça boa.
É óbvio que um dos pontos dessa guerra é o petróleo, a vingança ("lavagem da honra") da família Bush com Saddam, a conquista pessoal de Bush/Saddam de poder...
É óbvio que os motivos apresentados (e muito mal apresentados, pois entram em contradição durante o discurso do Mr. President) não são a verdadeira razão para esse ataque sem apoio internacional e em meio a tantos protestos (inclusive americanos).
O que não é tão óbvio é o assunto que esse professor falou hoje. Parecia que eu estava prevendo que ele falaria algo que ninguém estava tocando. Mas eu sou má e não vou falar ainda qual o motivo que ele disse.
Meu ponto de vista começou se formando através de perguntas. Algumas facilmente respondidas. Outras não. Pergunto a vocês algumas delas.
"Por que a guerra não foi contra a Coréia do Norte, já que essa declarou possuir armas nucleares e mísseis potentes para atingir os EUA e ela sim estaria ameaçando a segurança americana?".
"Por que a guerra não foi contra o Irã, que declaradamente apóia o terrorismo?".
"Por que essa guerra não foi apoiada e aceita pela ONU, já que o motivo dito pelos EUA seriam de preocupação mundial: Direitos Humanos?".
O fato é que minhas respostas me levaram as respostas óbvias como os fatos que já coloquei acima.
A causa para me levar às respostas óbvias era a falta de conhecimento de uma coisa: em novembro de 2000, o Iraque converteu a moeda das suas Reservas Internas de dólar para Euro (na verdade títulos do Euro, já que o mesmo só entrou em circulação em Janeiro de 2001), o que foi uma afronta à hegemonia americana. E esse é o motivo para os EUA declararem guerra ao Iraque. Punindo o rebelde, outros pensarão duas vezes antes de fazer o mesmo.
Deixe-me explicar para que não entendeu o que isso tem a ver.
Todos os países têm uma coisa chamada Balanço de Pagamentos, dentro dele existem duas contas, e dentro de uma delas, conta de capitais, existem as Reservas Internas, ou seja, o dinheiro base para o pagamento de dívidas, negociações e tudo mais que não seja negociado na moeda local. A grande maioria dos países adotou o dólar como moeda para suas Reservas Internas, isso dá poder à economia Estadunidense, pois o mundo depende da moeda deles para pagar as contas, fazer transações...
Um país dizendo: "Não vou mais basear minha economia no dólar. O Euro me oferece melhores apoios (pois isso está ligado à política também)", encoraja outros a fazerem o mesmo, principalmente os que se opõem aos EUA.
Os EUA já não vêm bem das pernas há um bom tempo. E com essa atitude, tudo piorou. A guerra movimenta a economia e sobe a popularidade do Mr. President. E a reeleição é ano que vem, ele tem que se garantir fazendo merda e declarando mais guerras por quatro anos.
Só que essa guerra é diferente de todas as outras!
Nem o povo americano está a favor dela. As pesquisas mostram que 70% dos americanos apóiam, para mim isso é manipulado! Nunca se fez tantos protestos dentro do EUA contra uma guerra gerada por eles mesmos. O povo americano não está tão manipulado. Apesar de até a Igreja está se envolvendo para fazer a cabeça do povo a favor da guerra, eles não estão tendo o sucesso esperado...
O professor ainda tocou num ponto: Disse um pensador (alguma coisa Kennedy) que só existem duas formas de se extinguir uma grande potência/império: 1. Quando sua produção está mais voltada para a indústria bélica que para os setores de produção propriamente ditos; 2. Quando ela (potência) se envolve em várias causas diferentes ao mesmo tempo praticamente.
Não sei quanto a vocês, mas já posso ver que nossa ordem mundial vai mudar. E como vai!

Nenhum comentário: