Otite
A otite é uma doença muito comum que acomete tanto cães como gatos.
Otite é uma inflamação do conduto auditivo.
O conduto auditivo é mais longo que dos humanos e possui um ramo horizontal e um ramo vertical, o que predispõe a otite, pois o ramo horizontal não é bem ventilado, facilitando a possibilidade de proliferação de microorganismos. Os fungos e bactérias se desenvolvem rapidamente em condições de umidade e calor.
É comum ocorrer em raças com orelhas pendentes, quando ocorre limpeza com cotonetes, que acaba compactando a cera, quando não existe proteção do conduto auditivo durante o banho ( maior umidade ), quando o animal está sujeito á vento e/ou frio, quando estão presentes corpos estranhos, bactérias, fungos, vírus e substâncias irritantes no conduto auditivo do animal.
Otite pode ser classificada em:
*Otite externa: é uma inflamação que acomete o conduto auditivo externo. É caracterizada por apresentar prurido ótico e balançar de cabeça além do animal se apresentar inquieto.
Podem ser:
(...)
Otite externa micótica ( Otomicose ):
- Sinais = presença de cerume escuro cremoso de odor forte e rançoso. Ocorre principalmente pela presença da Malassezia pachydermatis.
- Tratamento = fazer cultura de esfregaço do conduto auditivo. Ceruminolítico, para fazer a limpeza do conduto, o que facilitará a ação dos preparados otológicos, que serão utilizados posteriormente e que ficarão a critério do Médico Veterinário.
(...)
(mais)
Nenhum comentário:
Postar um comentário