19.2.02

Cuidado com os Mercados, Supermercados e Hipermercados!

REPASSANDO MENSAGEM RECEBIDA DE UMA AMIGO!

A primeira vez que este fato aconteceu foi há uns cinco meses, quando fazia compras no Hipermercado Carrefour norte, Brasília, DF. Bem, foi o seguinte: fazia eu as minhas compras, quando peguei um produto que custava R$ 2,00 o kg, verifiquei que ele pesava 2 kg e o preço total na etiqueta marcava R$ 4,35, fui até o responsável pelo setor e relatei o caso; simplesmente ele me falou que o erro era da balança. Ora!, até entao eu nunca tinha visto uma balança digital errar na conta. Depois de uns trinta dias, voltei ao mesmo Carrefour, com minha esposa. Só que desta vez resolvemos conferir cada valor dos dez produtos que compramos. Aí aconteceu novamente..., me cobraram R$ 0,10 a mais de um iogurte anunciado no encarte do Carrefour. Fiz questao de chamar o gerente, responsável pelo setor, o pessoal de informática, subgerente, etc.
Iria pagar R$ 0,40 a mais nas compras. O que foi alegado por eles ? Que eram mais que 70.000 itens e que eles estavam sujeitos a pequenos erros, e mais, disse o chefe da informática: o Carrefour nao tem o interesse em lesar o Sr. em R$ 0,40. o que significa R$ 0,40 para o Carrefour? Perguntei a ele quantas pessoas passavam diariamente pelo mercado. Calculei umas 20.0000 diariamente, por baixo. Só aí, se cada pessoa levasse 1 iogurte, o Carrefour colocaria em sua conta bancária R$8.000,00 todo dia, fazendo um total de R$240.000,00 por mês. Daria para pagar toda a sua folha de pagamento, nao acham? Fizemos a ocorrência por escrito e colocamos na urna de reclamaçoes e sugestoes. Esperamos a resposta, porém nao tivemos. Fiquei alguns meses sem voltar àquele lugar.
No dia 20 de Dezembro de 2001, resolvi arriscar. Fiz a relaçao dos itens que iria comprar, peguei o meu filho mais novo e partimos, rumo ao Carrefour. Na medida em que íamos pegando os itens, íamos anotando os preços. Quando chegamos ao caixa, falei para a atendente passar bem de vagar cada item que eu iria conferir cada preço. Novamente! Outra vez! Ali se encontrava a diferença. Uma manteiga Batavo que estava anunciada por R$0,99, foi registrada a R$ 1,59. A caixa chamou um dos "patinadores" e pediu para verificar o preço na prateleira. Nao deu outra! Havia uma diferença de R$ 0,60 em cada item, totalizando R$ 1,20 a mais no que iria pagar. Coincidência ? Só acontece comigo ? Foi aquele pequeno erro que o chefe da informática me falou? Chamei todos novamente, mas infelizmente, o chefe da informática nao estava no momento. Teci o mesmo rosário das outras vezes. Queriam me convencer que o problema era somente naquele caixa. Eu perguntei: o sistema nao é on-line ? Claro que sim, respondeu o chefe do setor. Em fraçoes de segundo o preço de um item pode ser alterado e voltado ao mesmo valor. Eles nao precisam mais remarcar cada produto. É on-line, tempo real. Me devolveram a diferença e eu fui embora. O Mesmo fato aconteceu com o meu sogro, depois que avisamos para ele sobre o que estava acontecendo. Ele foi ao Hipermercado EXTRA, Brasília, DF, comprou 5 itens básicos e houve uma diferença em 3 deles, fazendo um total de R$ 2,60.
Ruminando sobre o assunto:
Porque o sistema só dá a diferença a favor dos Mercados, supermercados e Hipermercados? Quantas vezes já me "Lesaram" ? Muitas e muitas vezes fiz compras e pensei!!! Ora!, nao comprei quase nada e deu tudo isso? Será que todas as vezes que eu tiro de uma prateleira um produto em promoçao, estou sendo lesado? Então nao existe promoçao e sim compensaçao?
Se sao 20.000 pessoas comprando no Carrefour diariamente, levando-se em questão a diferença que tive na última compra, isto significa uma arrecadação de:
R$ 0,60 por pessoa;
R$ 12.000,00 por dia
R$ 360.000,00 por mês
R$ 4.320.000,00 por ano
R$ 116.640.000,00 se contarmos um Carrefour por estado
"E as vezes falamos que é apenas alguns centavos e deixamos pra lá".
Seus parentes e amigos precisam saber disso ...

Nenhum comentário: