Sábado, 1 de fevereiro de 2003, 12h48 Atualizada às 13h31
Columbia explode antes de aterrissar nos EUA
A Nasa anunciou estado de emergência hoje após perder contato com o ônibus espacial Columbia minutos antes de sua aterrissagem esperada no Centro Espacial Kennedy da Flórida. Diversos canais de TV norte-americamos afirmam que a nave se desintegrou sobre o Estado do Texas, enquanto entrava na superfície terrestre.
O Columbia havia feito uma viagem de 16 dias. Havia sete tripulantes a bordo, entre eles o primeiro israelense a ir ao espaço, Ilán Ramón. A Nasa perdeu o contato às 09h (12h de Brasília) quando a nave passava sobre Dallas, 16 minutos antes da hora prevista para o pouso. Imagens televisivas apontam para uma provável explosão.
De acordo com a rede de TV CNN, o presidente dos EUA, George W. Bush, convocou uma reunião extraordinária com autoridades locais para discutir sobre o problema no pouso da nave. O secretário de defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, também está acompanhando as buscas.
Testemunhas ouvidas pela CNN na Flórida dizem ter sentido a terra tremer, o que pode indicar a colisão da nave com o solo. Autoridades, no entanto, não se pronunciaram quanto a essa informação.
O último contato entre a tripulação do Columbia e a Nasa foi por volta das 8h (de Brasília). A agência informou que não houve qualquer sinal de problema com a nave antes de perderem o contato com a nave. Entretanto, foi divulgada uma irregularidade considerada não séria no lançamento: o desprendimento de uma placa de isolamento térmico da asa esquerda da nave.
O governo dos EUA alertou para que moradores não se aproximem de possíveis destroços da nave, que podem estar contaminados.
A missão buscava conhecer a origem e o mecanismo dos clarões elétricos vermelhos que geram as tempestades que são provocadas na ionosfera e as formas circulares de mesma cor que são capazes de emitir radiação a uma distância de 300 quilômetros da superfície terrestre.
[Terra]
Tou vendo na Tv que não é descartada a possibilidade de ter sido um ataque terrorista... Eu não creio, mas tudo bem...
Nenhum comentário:
Postar um comentário