28.8.02

Duas maneiras

Você tem duas maneiras de enfrentar um problema: uma é se fazendo de vítima e aumentando o poder e o tamanho dele, outra é analisando-o, procurando uma solução e resolvendo-o.
Na primeira solução, que é a que comumente usamos, nós primeiro tiramos o nosso corpo fora da situação e arrumamos um culpado. Não interessa o que fizemos para chegar até aquela situação, o importante é arrumar um culpado, assim aliviamos nossa consciência e podemos "sofrer em paz".
Aliás, parece que nós gostamos de sofrer, porque além de sofrer o problema na pele, ou seja, além de viver o problema, nós ficamos semanas, meses e até anos, relembrando-o, cutucando a ferida, fazendo sangrar a casquinha que já estava se formando. Parece uma tortura, quando começamos a dar risada da situação, nos lembramos que estamos tristes e fechamos a cara, a porta, a vida, a esperança.
Todo problema não nos chega pronto, ninguém desce do céu ou baixa do inferno e te despeja um pacote de problemas prontinho para seu choro. Todo problema é criado com a nossa "aceitação", isso quando não somos nós mesmos que procuramos a Dona Encrenca pessoalmente. Tadinho de nós, somos tão inocentes, tão coitadinhos....
Esse papel de vítima não nos serve mais, para com isso, deixa disso, tem tanta vida, tantas pessoas maravilhosas para se conhecer, tantos empregos para se trabalhar, tantas empresas para se fundar, novos produtos para se desenvolver, tanta vida....
A dor, o sofrimento deve nos ensinar quais os caminhos que devemos seguir e aqueles que devemos abandonar, pela experiência de quem já viveu a situação.
Será que você já conhece todas as frutas do mundo, conhece todas as pessoas, as casas, os gostos, os animais, as flores, os cheiros do mundo?
Será que você pode afirmar com certeza que a pessoa que você vai amar pelo resto de sua vida já passou por ela?
Será que amanhã você não vai ganhar um prêmio maravilhoso em uma loteria qualquer?
Tudo é passageiro, a dor de agora pode ser a piada de amanhã, então apresse-se, transforme essa dor de agora em piada, e aproveite a vida. Quanto mais valor você dá para a dor, mais ela cresce e te prende na rede dos infelizes, dos coitadinhos e dos que ainda não descobriram o grande barato que é viver. Liberte-se!
[Meu Anjo]

Nenhum comentário: