29.8.02

EUA planejam limitar vôos internacionais em 11 de setembro
07h47 - 29/08/2002


WASHINGTON (Reuters) - Como parte dos preparativos para o aniversário de um ano dos ataques de 11 de setembro contra os Estados Unidos, o governo do presidente norte-americano, George W. Bush, planeja restringir vôos internacionais para e de Nova York e Washington durante a maior parte dos dias 11 e 12 de setembro.
O plano, desenvolvido por autoridades da defesa, transporte e segurança nacional, poderá ser alterado e também inclui restrição a outros vôos e viagens aéreas em certas regiões.
Uma porta-voz da Administração de Aviação Federal afirmou que os vôos internacionais que operariam normalmente dentro de um raio de 30 milhas de Nova York e Washington serão proibidos em horários de pico de viagens na parte da manhã e à noite.
As restrições afetarão aeronaves de passageiros e carga, que também ficarão proibidas de passar perto de Shanksville, na Pensilvânia.
Quatro aviões -- dois da American Airlines e dois da United Airlines -- foram sequestrados em 11 de setembro.
Dois atingiram as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, que desmoronaram, e um terceiro se chocou contra o Pentágono, em Washington. A quarta aeronave caiu na área rural de Shanksville, próxima a Pittsburgh. Segundo autoridades, passageiros deste avião invadiram o cockpit e forçaram a queda.

***

[Não sei quanto a vocês, mas para mim é impossível esquecer essa data... 11 de setembro... não pelo choque das torres, que simbolozavam a hegemonia americana, caindo... mas pela minha profissão... não há como eu ser um profissional na área de Relações Internacionais fingindo que o 11 de setembro não mudou nada no mundo... O brasileiro em geral não percebeu a mudança internacional após essa data... mas o mundo virou outro!]

Nenhum comentário: