7.8.02

06/08/2002 - ECONOMIA - BRASIL

Brasil é bom lugar para investimentos, diz O´Neill

Em visita a São Paulo, o secretário do Tesouro dos EUA afirmou que uma nação que conduz seriamente sua política econômica atrai investidores

O Brasil é um bom lugar para receber investimentos, segundo o secretário do Tesouro americano, Paul O´Neill. Em entrevista em São Paulo, depois de uma visita ao Centro de Recuperação e Treinamento em DST/Aids, da Secretaria do Estado de Saúde, e antes de partir para o Uruguai e a Argentina, O'Neill afirmou que uma nação que conduz seriamente sua política econômica tem condições de atrair investimentos, que vão ajudar a criar empregos e pagar mais salários. "O Brasil é um país de escolha para pessoas interessadas em fazer parte do desenvolvimento da situação econômica." Disse ainda que deixa o Brasil com visão bastante favorável da forma como a economia e a sociedade estão se desenvolvendo.
Em breve entrevista, o secretário do Tesouro dos EUA afirmou que, no Brasil, existe um "fenômeno natural" de adaptação dos trabalhadores. Ele afirmou que, na sociedade brasileira, as pessoas "trabalham muito" e têm facilidade para se "adaptar a novos métodos e idéias". Segundo O´Neill, durante oito anos, período que foi presidente da Alcoa, ele foi responsável direto pela vinda de investimentos estrangeiros para o Brasil.
Sem mencionar o pacote de ajuda financeira do Fundo Monetário Internacional (FMI), ele lembrou que o Fundo e instituições como o Banco Mundial (Bird) esperam que os investimentos feitos no país gerem "um grande valor". Ele citou como exemplo do que considera um grande valor a ajuda do Bird ao programa anti-aids do Brasil. "Os EUA têm um grande compromisso de que esses grandes fluxos de recursos tragam melhoras para a vida real das pessoas", afirmou. O comentário foi feito em resposta à pergunta sobre se os EUA mudaram de posição sobre pacotes de ajuda a países emergentes.
O'Neill afirmou considerar o FMI, responsável por parte desses pacotes de ajuda, um instrumento importante de estabilidade para o desenvolvimento econômico no mundo e reforçou que os EUA estão comprometidos e sempre apoiaram as instituições que oferecem apoio financeiro.


[Primeira Leitura]

[Esse cara diz uma coisa, depois diz outra... sei naum viu...]

Nenhum comentário: