30.1.02

Bush inicia discurso sobre Estado da União

Quarta, 30 de janeiro de 2002, 00h23
O presidente americano, George W. Bush, inicou na noite desta terça-feira o discurso anual sobre a situação do país, reforçando a luta lançada contra o terrorismo. Os Estados Unidos "estão em guerra, nossa economia está em recessão, e o mundo civilizado enfrenta perigos sem precedentes", mas "o Estado da União nunca foi tão forte", afirmou Bush ao congresso americano, na abertura do evento. Bush fez ainda revelações sobre as investigações da polícia norte-americana.

Entre aplausos, Bush advertiu que milhares de terroristas treinados em acampamentos do Afeganistão continuam livres no mundo. Bush disse que os grandes objetivos dos EUA são dois: o primeiro é eliminar os campos terroristas, interromper seus planos e levar os terroristas à Justiça. O segundo é impedir que os terroristas e os regimes que os abrigam e buscam armas químicas, biológicas e nucleares ameacem os EUA e o resto do mundo.

"Nosso exército pôs fim aos campos de treinamento terrorista do Afeganistão, mas esses campos ainda existem em pelo menos doze países". "Um submundo terrorista - que inclui grupos como Hamas, Hizbollah, Jihad Islâmico e Jaish-i-Mohammed - opera em selvas remotas e desertos, e se esconde nos centros de grandes cidades".

O presidente americano revelou que plantas de usinas nucleares e de aquedutos dos Estados Unidos foram descobertos durante as ações militares no Afeganistão. "Nossas descobertas no Afeganistão confirmaram nossos piores temores, e nos mostraram a verdadeira dimensão da tarefa que temos adiante", disse Bush na sessão conjunta do Congresso. "Vimos a profundidade do ódio de nossos inimigos, em vídeos onde riem sobre a perda de vidas inocentes. E a profundidade de seu ódio se iguala com a loucura da desturição que planejavam".

"Encontramos plantas de usinas nucleares americanas, e de instalações de aquedutos, instruções detalhadas sobre como fabricar armas químicas, mapas de cidades e descrições minuciosas de locais importantes nos EUA e em outros países". "O que encontramos no Afeganistão confirma que, longe de terminar aqui, nossa guerra contra o terrorismo está apenas começando".

Fonte: Terra

Nenhum comentário: