27.8.03

Tem um site de astronomia que eu adoro!
Tinha esquecido de ler lá sobre essa aproximação de Marte...
Vocês podem ir lá e ler o artigo sobre isso lá, que é bastante interessante...
Umas coisas eu vou colocar aqui...

Como encontro Marte em agosto e setembro de 2003?
É suficiente dizer que bastará "olhar para o céu" para ver Marte. O planeta não estará do tamanho da Lua Cheia, com muitos noticiaram (tampouco provocará terremotos), mas brilhará soberano no alto do céu por volta da meia-noite, nascendo no Leste logo após o pôr-do-sol.
Note que nenhuma estrela do céu noturno rivaliza em brilho com Marte (que no entanto não cintila com as estrelas). É muito fácil perceber (mesmo a olho nu) sua luminosidade fortemente vermelho-alaranjada.
É claro que observações mais apuradas irão requerer afastamento das luzes urbanas e o uso de binóculos ou lunetas com tripé. No entanto apenas os observadores que utilizarem instrumentos com pelo menos 15 cm de abertura (o diâmetro da objetiva) estarão em condições de visualizar detalhes da superfície marciana.


Não vi Marte no dia 27. E agora, só daqui a 60.000 anos?
Não! Você não precisa observar Marte necessariamente no dia 27 de agosto. Aliás, para os entusiastas que não dispõem de instrumentos ópticos (a maioria), não faz diferença ver Marte semana passada, esta semana ou na próxima. O aspecto de Marte a olho nu praticamente não se altera – e o planeta continuará no céu. Lembre-se: Marte é um planeta visível a olho nu até mesmo quando não está em oposição.

Isso e muito mais vocês podem ler ...

Nenhum comentário: